quinta-feira, 22 de maio de 2008

Leitura Complementar

OLHANDO PARA O CÉU...
Da observação do céu o homem retirou as primeiras medidas do tempo, dividindo-o em duas partes - dia e noite -, associadas ao Sol e a Lua.
Durante séculos essa divisão foi suficiente. O dia era dedicado ao trabalho, à vida em comunidade, e a noite, ao sono, ao descanso.
No entanto, milênios antes de Cristo, o ser humano começou a observar que as sombras das árvores e das pedras,projetadas pelo Sol, moviam-se e, pelo caminho percorrido por elas, era possível estabelecer um sistema de medidas para o passar do tempo.
Numa das primeiras tentativas de marcar o tempo, os chineses cravaram uma estaca no solo, num lugar onde o Sol batesse o dia todo. Observando o deslocamento da sombra da estaca, fizeram quatro riscos no solo, dividindo em quatro partes iguais.
Posteriormente, cada uma das quatro partes foi dividida em outras três, passando o dia a ter doze partes iguais(12 horas).
Nesse passado bem remoto as atividades humanas estavam restritas aaos períodos em que havia claridade.
Dessa forma, só depois de muito tempo estabaleceu-se que a noite também teria duração de 12 horas, ficando o período entre um amanhecer e outro com 24 horas no total.
(ZAMPIROLO,M,J.C.V.Olhando para o céu. Módulo de Matemática - Na dança das horas. PEC - Projeto Ecola e Cidadania. São Paulo: Editora do Brasil, 2000. p.3.

Nenhum comentário: